+55 (38) 99844 - 3485FALE COM NOSSOS CONSULTORES

Vol. 6 n. 6 - Jul/2024

Declaração de Responsabilidade - Certifico que o artigo representa um trabalho inédito e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico.


12 ANOS DA LEI DE COTAS: DESAFIOS PARA A REAL IMPLANTAÇÃO DA LEGISLAÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRADaniel Riberiro
Jayne Ferreira da Rocha
Douglas Eduardo Figueiredo Souza
Mariana Aparecida Adalberto de Carvalho

Por mais de três séculos, o Brasil conviveu com um regime escravocrata, no qual os escravizados representaram a mão de obra de diversas atividades econômicas, primeiramente no ciclo da cana-de-açúcar, mais adiante no ciclo da mineração, e no século XX, no cultivo das lavouras de café. Além dessas, os escravizados eram responsáveis por outras atividades basilares na sociedade, como grande parte do serviço doméstico e braçal, vistas como secundárias ou sem qualquer reconhecimento.

13 ANOS APÓS O JULGAMENTO DA ADI 4277 PELO STF: DESAFIOS PERSISTENTES NO CASAMENTO CIVIL ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXOJonderson Guilherme de Oliveira Ribeiro
Augusto Henrique Leite dos Santos
Douglas Eduardo Figueiredo Souza
Mariana Aparecida Adalberto de Carvalho

Após a alteração dos arranjos sociais, principalmente com o surgimento da propriedade privada, a família é a primeira estrutura socializadora do ser humano, desempenhando um papel fundamental no sistema jurídico. O desenvolvimento do Direito, especialmente no que tange ao Direito de Família, acompanha a trajetória da humanidade e abrange um conjunto de normas que regem as relações entre parentes e cônjuges, organizando as dinâmicas afetivas e patrimoniais decorrentes dessas interações (PEREIRA, 2021). Assim, os modelos de família ancestrais exerceram influência na formação das famílias ao longo da história.

BENEFÍCIOS NA FORMALIZAÇÃO DO MEI E NA UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO CONTADOR: UMA ANÁLISE PELA VISÃO DOS NICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS DE CORINTO/MG Valter Moreira Rocha Junior
Maria Luiza Rocha Martins

O Brasil de acordo com os dados do IBGE (2003), apresentava altos índices de informalidade, o que preocupou o governo, todavia além de afetar a economia do país com a falta de arrecadação dos tributos, tal situação não era digna para os trabalhadores.

PROSELITISMO COMO MANIFESTAÇÃO ESSENCIAL DA LIBERDADE RELIGIOSAPablo Miguel dos Santos Damasceno
Douglas Eduardo Figueiredo Souza

No cenário pós-moderno, muito se fala acerca de direitos humanos e fundamentais, notadamente acerca de seus conceitos, fundamentos e eventuais limitações diante de conflitos. Nesse contexto, ganha relevância a análise acerca do proselitismo enquanto manifestação religiosa e sua análise frente à garantia do direito à liberdade religiosa.

O RACISMO ESTRUTURAL E A EFETIVAÇÃO DA CIDADANIA NA SOCIEDADE BRASILEIRARamon dos Santos Rodrigues Duque
Douglas Eduardo Figueiredo Souza
Mariana Aparecida Adalberto de Carvalho

Conforme determina o Art. 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.” (ONU, 1948)

INVISIBILIDADE DA PESSOA TRANS E O ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIROTiago Mendes de Souza
Douglas Eduardo Figueiredo Souza
Mariana Aparecida Adalberto de Carvalho

Neste contexto, a identificação do sexo biológico não gera apenas expectativas, mas também começa a desenvolver suposições e expectativas para o futuro daquele corpo. Enquadra-se na estrutura tida como ‘normal’ já preenche grande parte desta expectativa, mas quando isso não acontece?

Back to Top
Fale Conosco