+55 (38) 99844 - 3485FALE COM NOSSOS CONSULTORES

Vol. 2 n. 2 - dez/2018

Declaração de Responsabilidade - Certifico que o artigo representa um trabalho inédito e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico.


EMMANUEL LÉVINAS: SEPARAÇÃO E DISCURSO Lindomar Rocha Mota
Renato Diniz Magalhães Filho

Este artigo analisa a primeira parte de Totalidade e Infinito de Emanuel Lévinas e sua tentativa de superar a violência que nasce no pensamento Ocidental. Uma violência que se expressa na tentativa de reduzir o outro a um objeto.

A LEI Nº 13.457/2017: AS NOVAS REGRAS EM RELAÇÃO AO AUXÍLIO-DOENÇA E A IMPOSIÇÃO DA ALTA PROGRAMADA Léia Maria Monteiro Gandra
Ana Paula Brandão Ribeiro

Dentre as recentes alterações relacionadas ao Direito Previdenciário encontram-se os benefícios por incapacidade, como a aposentadoria por invalidez e o auxílio-doença, que após a aprovação da Lei nº 13.457 de 26 de junho de 2017, passa a ter regras diferenciadas para a concessão e manutenção do benefício.

(IN)APLICABILIDADE DA PREVALÊNCIA DO NEGOCIADO SOBRE O LEGISLADO DE ACORDO COM O ART. 611-A DA CLT COM REDAÇÃO DADA PELA LEI N.º 13.467/2017 – REFORMA TRABALHISTA. Gilceu Ferreira da Costa
Mariana Aparecida Adalberto de Carvalho

A Reforma Trabalhista, materializada pela Lei n.º 13.467/2017, introduziu no ramo juslaboral um texto normativo que tem causado profundas discussões tanto no meio acadêmico quanto no meio jurídico brasileiro. Trata-se da prevalência do negociado sobre o legislado, insculpida no art. 611-A da CLT, a qual atribui à negociação coletiva a prerrogativa de reduzir e, até mesmo, abolir direitos trabalhistas, em total dissonância com o objetivo principal deste instituto.

SEGURANÇA OCUPACIONAL: ANÁLISE DAS MUDANÇAS ESTRUTURAIS E COMPORTAMENTAIS DECORRENTES DA IMPLANTAÇÃO DA NORMA OHSAS 18001 EM UMA EMPRESA MULTINACIONAL DO SEGMENTO FLORESTAL. Aulus Vinícius de Almeida Ferreira
Ana Carolina Fonseca Viana

A Norma OHSAS 18001 traz diretrizes para implantação de um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional. Nessa linha, o objetivo do trabalho foi analisar as mudanças estruturais e comportamentais decorrentes da implantação e certificação da referida norma na empresa doravante denominada Beta. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionários não estruturado.

A NOVA PERSPECTIVA DA INCAPACIDADE ABSOLUTA SOB A ÓTICA DO ESTATUDO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – PROTEÇÃO INSUFICIENTE? Américo Braga Júnior
Marcela Souza de Paula

O artigo visa analisar o instituto da incapacidade absoluta, presente no Código Civil, sob a ótica da Lei 13.146/ 2015 que instituiu o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Tal diploma revogou e alterou alguns artigos do Código Civil, ocasionando mudanças significativas na teoria da incapacidade, repercutindo em algumas esferas do Direito como casamento, curatela, negócio jurídico, prescrição e decadência dentre outras.

A PROVA PENAL CONSTITUCIONALIZADA E A INDISPENSABILIDADE DO CONTROLE EPISTÊMICO Gerald Henrico Freitas Carvalho
Waldir Miguel dos Santos Júnior

Vislumbrar em um processo sua legitimidade constitucional significa dizer que nele estão presentes as garantias constitucionais inerentes a todos; não se trata de idealismo político ou de qualquer outra ideologia. Trata-se, pois, da satisfação do raciocínio-lógico que coloca em paridade de armas os sujeitos do processo, diante de garantias que preservem a pessoa, mas que também sejam fundamentos à legitimidade processual.

ANIMAIS NÃO HUMANOS: UMA RELEITURA NECESSÁRIA Leana Mello
Gabrielle Cassiana Simões de Souza

O animal não humano está cada vez mais presente nos lares, nas rodas de discussão, nas legislações e nas jurisprudências. Contudo, aberto é o questionamento quanto à sua natureza jurídica.

A MORTE DIGNA E AS DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE Gustavo Matoso de Carvalho
Douglas Eduardo Figueiredo Souza

O estudo do direito à vida e à morte tem provocado debates nas esferas do Direito e da Medicina, principalmente após a regulamentação, pelo Conselho Federal de Medicina, das diretivas antecipadas de vontade e do instituto da ortotanásia.

O PLURALISMO JURÍDICO LABORAL NA REFORMA TRABALHISTA E A PSEUDO MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO Geraldo Antônio Avelino

A reforma trabalhista introduzida no país através da Lei 13.467/2017 objetivou na visão da Presidência da República tornar o Brasil um Estado mais competitivo, mais produtivo e com mais empregos. Destaca-se a efetivação do pluralismo jurídico laboral quando permite que os entes coletivos laborais possam estabelecer normas que poderão até mesmo prevalecer sobre o legislado.

PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE ARQUIDIOCESANA DE CURVELO NO PERÍODO DE 1994-2014. Ariane Maria Ferreira Barata
Juliana Caroline Coutinho Coelho Guimarães
Geraldo Magela Guimarães

Esse artigo tem por objetivo traçar o panorama das produções científicas realizadas no curso de Bacharelado em Administração no período de 1994 a 2014, através da análise da prevalência dos temas e do objetivo das pesquisas. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter qualitativo, onde foram utilizados dados primários e secundários.

Back to Top
Fale Conosco