+55 (38) 99844 - 3485FALE COM NOSSOS CONSULTORES

Vol. 3 n. 3 - Set/2019

Declaração de Responsabilidade - Certifico que o artigo representa um trabalho inédito e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico.


A INTERPRETAÇÃO CONFORME A CONSTITUIÇÃO NA DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE DA CONDUÇÃO COERCITIVA Fernanda Mapeli Veríssimo
Waldir Miguel dos Santos Júnior

O Código de Processo Penal foi elaborado durante o regime ditatorial de Vargas, publicado no ano de 1941. Devido o contexto histórico da época, possui normas retrógadas, caracterizadas pela arbitrariedade. Contudo, houve uma mudança de paradigma em 1988, com a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil. Esta rompeu com quaisquer resquícios fascistas, apresentando um novo modelo de Estado, qual seja o Estado Democrático de Direito.

REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL: INCONSTITUCIONALIDADE E RETÓRICA UTILITÁRIA. André Luís Mendes Evangelista
Alisson Daniel Mendes Evangelista

O presente artigo intenta realizar uma pesquisa no tema Assédio Moral nas Relações de Trabalho, que é caracterizado pela violação reiterada e duradoura da dignidade e honra dos trabalhadores dentro das relações trabalhistas particulares. Diante das atuais exigências do mercado econômico, acaba existindo uma relação de trabalho em um ambiente onde é buscado lucro a qualquer custo, mais trabalho em menos tempo e em melhor qualidade, gerando competividade e exigências excessivas.

A RESSIGNIFICAÇÃO DO MEIO AMBIENTE: A DECOLONIALIDADE DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E DO PENSAMENTO JURÍDICO. Ramon Alves Silva

A consciência ambiental está construída dentro do sistema de pensamento moderno, não abrindo espaço para qualquer outra margem de relação entre o ser e a natureza. E, diga-se, é essa lógica que potencializa a crise ecológica atravessada pela sociedade contemporânea. Repensar e rediscutir o meio ambiente é preciso, mas, mais do que isso, é necessário ressignificar o meio ambiente pautando-se em uma consciência ambiental existencial, abrindo mão da construção moderno/colonial fincada em termos desenvolvimentistas e capitalistas.

SOBERANIA E ESTADO PLURINACIONAL: O FLUXO DE IMIGRANTES VENEZUELANOS E A NOVA POLÍTICA DE MIGRAÇÃO BRASILEIRA Vinicius Silva Bonfim
Ana Paula Araújo Rocha

O presente artigo se desenvolve a partir de uma iniciação científica proposta na Faculdade Arquidiocesana de Curvelo e tem como objetivo analisar a nova Lei de Migração, com uma perspectiva voltada para a área de Direitos Humanos, Soberania e Estado Nacional. Toda sua problemática está no conceito de cidadania e como ela se aplica, uma vez que esse tema se estende do âmbito legal, se ela é uma garantia à pessoa ou um privilégio da nacionalidade.

BREVES REFLEXÕES SOBRE OS DIREITOS SOCIAIS DO TRABALHADOR BRASILEIRO NA ATUALIDADE Geraldo Antônio Avelino

Na atualidade os direitos sociais dos trabalhadores estão sendo aviltados em face às pressões exercidas pelo capital especulativo, no sentido de tornar a economia do país mais competitiva. A reforma trabalhista entabulada em 2017 e a reforma do sistema de seguridade social em tramitação no Congresso Nacional através da Proposta de Emenda Constitucional nº 06/2019 são exemplos da influência do capital, exercida através de uma das suas poderosas entidades o Banco Mundial.

O SUPERENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR E A RESPONSABILIDADE CIVIL DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS Fernanda Carolina Lopes Cardoso
Nathália Castro Ramos

Este artigo análise a responsabilidade das instituições financeiras pelo superendividamento do consumidor. Tal responsabilização surge como forma de garantir aos indivíduos seu direito fundamental de proteção nas relações de consumo, além de preservar o princípio da boa-fé que deve reger as relações contratuais, e principalmente como forma de garantir a equidade no universo jurídico, coadunando as relações privadas com as prerrogativas do Estado Democrático de Direito.

A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS BANCÁRIOS DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS. Thiago Silva
Bruno Anthony Gonçalves Menezes

Este artigo relaciona o trabalho e seus atributos ao enfoque social, resgatando uma abordagem sobre que é a qualidade de vida. O estudo discute conceitos desenvolvidos pelas ciências sociais, levantando a percepção da qualidade de vida no trabalho. Para isso toma de empréstimo várias discussões como de Westely (1979) que abordou as raízes da qualidade de vida no trabalho e dentre outros Werther e Davis (1983) que relacionou fatores ambientais, comportamentais e organizacionais.

ADAPTAÇÃO DOS INDICADORES CONTÁBEIS PEARLS AO RELATÓRIO DE CONTAS CONTÁBEIS IF.DATA – BACEM Heverton Freire Almeida
José Roberto de Souza Francisco
Cícero José de Oliveira Guerra

As cooperativas de crédito enfrentam um momento desconfortável junto com outras instituições financeiras, situação de crise política associada a um desconforto financeiro no país. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo contribuir com os indicadores contábeis-financeiros estruturados com a necessidade brasileira das cooperativas de crédito, apoiando na estrutura do Sistema PEARLS, criado pelo World Council of Credit Unions e associando a estrutura do relatório de contas do Plano Contábil das Instituições Financeiras do Sistema Financeiro Nacional – COSIF.

Back to Top
Fale Conosco